Sites para baixar livros em PDF de graça, legalmente

Sites para baixar livros em PDF de graça, legalmente

Nós que somos apaixonados por livros sempre gostamos de estar com a estante atualizada.
Mas, muitas vezes, o orçamento no final do mês, por mais que a gente se desdobre, nem sempre dá para custear tudo que a gente quer. Então nos ocorre a ideia: baixar livros na internet, claro!

Para um jovem que ainda não está com um emprego fixo é ainda mais complicado, pois ele deve recorrer aos pais que, nem sempre, podem ajudá-lo a todo momento. Com uma breve pesquisa, conseguimos encontrar vários sites que oferecem de graça uma gama diversificada de livros dos mais diversos temas. Até aí tudo bem. Mas se pararmos para refletir e analisar bem a situação, é possível que estejamos cometendo um grande erro ao fazermos isso.

Explico:

Como sabemos (ou imaginamos), o processo de fazer um livro demanda muito trabalho e várias etapas até que ele seja entregue nas nossas mãos ou disponibilizado para leitura em algum site. Vem desde a criação intelectual do autor, passando pela editora responsável por revisar, confeccionar e publicar, até a loja que irá disponibilizar para a venda. Ufa! Um processo um tanto complexo se olharmos à fundo.

Você pode estar contribuindo para uma ação ilegal

Achamos bacana encontrar exemplares disponíveis online e de graça, onde podemos baixar livros digitais e ler a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas, sem que saibamos, podemos estar contribuindo para uma atividade ilegal. Algumas pessoas usam, de forma não lícita, as obras de outrem em seus sites e muitas vezes até comercializam sem permissão. Isto é totalmente ilegal! Não compactue com essa prática.

Aqui estão listados 4 sites que disponibilizam livros para baixar gratuitamente e de forma LEGAL.

Confira:

1. Brasiliana

O site oficial da Universidade de São Paulo (USP). O acervo conta com mais de 300 mil livros disponíveis para baixar de graça e de forma legal.

2. Portal Domínio Público

Dispõe de mais de 2 mil livros em português e em diversos idiomas para baixar gratuitamente e de forma legal. Os livros já estão em domínio público.

3. Open Library

O site conta com um impressionante acervo de mais de um milhão de livros dos mais diversos idiomas para baixar gratuitamente. Lá estão disponíveis obras de grandes escritores brasileiros, como por exemplo, Machado de Assis.

4. Wikisource

Wikisource nada mais é do que a biblioteca da Wikipédia. Lá estão disponíveis exemplares que estão em domínio pública ou com “Creative Commons”. Neste site você pode baixar livros dos mais diversos gêneros.

Veja também: 6 sites para baixar livros em PDF grátis

www.pdf24.org    Enviar artigo em PDF   
%d bloggers like this: