Ler um livro faz de você uma pessoa melhor

Não precisa ser um sábio para concluir, nem tampouco um visionário dos mais eficientes para constatar que ler um livro nos faz ser melhores. Não melhores que as demais pessoas, mas melhores que nós mesmos. A verdadeira versão melhorada da gente.

É enquanto folheamos um livro que vêm à tona questionamentos importantes e que muitas vezes não nos dispomos a fazer. Eles propiciam um verdadeiro debate interno dentro de quem tem em si a sábia inquietude de querer aprender mais. Despertam a curiosidade que, como Einstein bem dizia: (…) é mais importante que o conhecimento.

Refletir sobre o amor, sobre a morte, o sentido da vida…
É uma necessidade histórica de toda sociedade. Muitas são as dúvidas, curiosidades e questionamentos comuns desde os primórdios da vida humana. E tão importantes quanto os questionamentos, são as experiências contadas em livros desde que alguém quis, através de seus relatos, ajudar as pessoas a pensarem de forma mais inteligente.

Fazer pensar é o papel mais importante que os livros exercem na vida das pessoas.
Muitos não sabem o quão valioso é questionar. Acomodam-se na zona de conforto que é a aceitação insana da versão, muitas vezes, distorcida a respeito das várias questões sobre sua história, vida e hábitos. Ficam assim submetidos a uma limitação pessoal que acaba por torná-los pouco racionais e subservientes.

As pessoas precisam dos livros

As pessoas precisam de algo que as façam avançar intelectualmente e torne-as versões melhores de si mesmas. As pessoas precisam ser apresentadas aos livros. O mundo só funcionará de forma harmônica quando as pessoas descobrirem, através dos livros, suas reais missões enquanto cidadãos.

A cada leitura abrem-se novas portas na nossa mente. E como as peças de um quebra-cabeça, elas vão se encaixando aos poucos, e mostrando em forma de aprendizado o caminho certo a ser seguido. Só então, guiados pelo viés do aprendizado, é que podemos destacar, em seu sentido mais amplo, o que de fato é importante na vida de um povo: a educação que fomenta o conhecimento.

Leia também: 30 frases sobre livros para guardar no bolso