A leitura pode ajudar você a se sentir menos solitário, de acordo com estudo

A leitura pode ajudar você a se sentir menos solitário, de acordo com estudo

Um estudo de 2011 descobriu que a leitura de ficção pode aliviar a solidão. Dois pesquisadores da Universidade de Buffalo, Shira Gabriel e Ariana F. Young, descobriram que “as narrativas aliviam a solidão ao fornecer uma identidade coletiva que é facilmente assumida e psicologicamente recompensadora”. Veja o que aconteceu nesse estudo.

Publicado em uma edição de 2011 da Psychological Science como “Tornando-se um vampiro sem ser mordido: a hipótese narrativa de assimilação coletiva”, o estudo de Gabriel e Young examinou como 140 estudantes universitários responderam a seleções de leitura de Crepúsculo, Harry Potter e a Pedra Filosofal. (Além de desenvolver repentinamente uma identidade muito forte como “Lufa-Lufa” ou “Corvinal.”) Depois de fazer uma avaliação para “medir sua tendência a satisfazer a necessidade de pertencer a laços coletivos e relacionais” – A.K.A. grupos sociais – os alunos recebiam o capítulo 13 de Twilight ou os capítulos 7 e 8 de Sorcerer’s Stone para ler por 30 minutos.

Os participantes então completaram um Teste de Associação Implícita (IAT) para ver o quão fortemente eles se identificaram com vampiros ou magos depois de lerem os romances YA. Gabriel e Young descobriram que os alunos que “tendiam a satisfazer suas necessidades de pertencimento através de coletivos” eram mais propensos a se identificar com os personagens de Crepúsculo, Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Então, como a leitura alivia a solidão? Basicamente, imitando os efeitos da socialização com um grupo e fornecendo uma identidade coletiva, de acordo com Gabriel e Young.

“Embora pesquisas anteriores tenham descoberto que a leitura dessas narrativas aliviam a solidão”, escreveram os pesquisadores, “nenhum mecanismo específico para essa ação foi identificado. A pesquisa atual sugere que as narrativas aliviam a solidão ao fornecer uma identidade coletiva que é facilmente assumida e psicologicamente compensadora”.

Claro, ninguém está sugerindo que você deve substituir todos os seus amigos por livros – a menos que você tenha amigos muito ruins, caso em que você definitivamente deveria passar mais tempo com Ron e Hermione até ter amigos que correspondam ao nível de lealdade deles.

O que o trabalho de Gabriel e Young nos mostra é como atividades solitárias como ler, assistir filmes ou jogar videogame para um jogador podem proporcionar aos indivíduos introvertidos, como o Yours Truly, a mesma satisfação que as interações interpessoais. Se isso for verdade, então ler um bom livro também poderia ajudar os extrovertidos que são impedidos de ver seus amigos, por qualquer razão, a lidar com o isolamento.

“O prazer de se imergir em narrativas não é surpreendente ou novo para quem já teve a sorte de se perder em um bom livro”, escreveram Gabriel e Young. “No entanto, a pesquisa atual sugere que os livros dão aos leitores mais do que uma oportunidade de se desligar e se submergir nos mundos de fantasia. Os livros proporcionam a oportunidade de conexão social e a calma feliz que vem de se tornar parte de algo maior do que a própria pessoa. , fugaz momento.” Você não precisa ser um amante de livros para entender como isso é fantástico, então pegue um livro e leia: Poderia literalmente melhorar sua saúde mental.

www.pdf24.org    Enviar artigo em PDF   
%d bloggers like this: